quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Jornalismo corporativo demoniza Democratização da Mídia em Debate na Band.

Para quem deseja Liberdade de Empresa, o termo Democratização da Mídia sai amargo da boca.
No debate ocorrido na Bandeirantes, dia 26/08 (Terça-feira) teve além do palanque dos candidatos um palanque extra com quatro componentes. Eram todos eles jornalistas da emissora que promoveram uma intensa defesa de seus interesses através da formulação de perguntas para os candidatos.
Não vou analisar exaustivamente cada pergunta, mas uma amostragem de uma no mostra um dos momento sem que o discurso político ficou mais latente. Boris Casoy em defesa da própria casa, pauta da Democratização da Mídia de forma vergonhosa. Começou, trazendo sua opinião a frente da pergunta, definindo como "tentativa de censura a liberdade de expressão" a Democratização da Mídia, anunciando a pauta com desprezo antes de interpelar o candidato Eduardo Jorge do PV, com comentários da presidente Dilma.
A resposta de Eduardo foi concordar com Dilma, usando poucos segundos dos seus dois minutos. Esta por sua vez diz que a mídia é "um valor básico da democracia", que defendeu um controle econômico dos meios de comunicação e em seguida abrangeu a questão para além das concessões de Rádio e TV, tirando o foco que é o que realmente interessava saber.
A janela para este tipo de debate, na própria TV aberta, domínio dos latifúndios midiáticos, é mínima, mesmo no espaço aberto pelas eleições. E neste debate, ou na sua falta, vemos uma contradição fundamental no jornalismo corporativo.De um lado tempos a visão dos grandes meios de comunicação de que o jornalismo é defensor do interesse público e se prostra como mais um prestador de serviço, entre eles o debate de candidatos, ou seja, é imparcial e do outro lado vemos um debate organizado com uma bancada montada para os jornalistas da casa que foi um verdadeiro palanque onde âncoras opinadores  realizaram seu discurso político. Definitivamente as rodadas com jornalistas fazendo perguntas escancarou o espaço para forçarem o debate para onde a bandeirantes desejava, pressionando seus candidatos indigestos e aliviando para outros.
Como defender o interesse público, dentro de um veículo privado, submetido a lógica do lucro? Para quem deseja Liberdade de Empresa, o termo Democratização da Mídia sai amargo da boca.

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